Divulgação Freepik
Especialista da KPL Supply Solution destaca como os dois conceitos estão diretamente ligados na gestão de recursos
Embora pareçam semelhantes e por vezes até sejam utilizados com certa correlação, esses dois termos possuem funções e abordagens diferentes. Compete a logística, os procedimentos de organização, planejamento e execução de determinada demanda, bem como o transporte, armazenamento e distribuição de recursos. Já a Cadeia de suprimentos ou supply chain, como também é conhecida, refere-se ao processo de acompanhar o ciclo de um produto, ou seja, engloba práticas capazes de otimizar e monitorar atividades, informações, pessoas e mecanismos com foco na entrega final para os clientes.
Entenda a correlação entre os segmentos:
São através dessas diferenças que a logística e a cadeia de suprimentos tornam-se interligadas. Isso acontece porque ambas são fundamentais para as empresas que buscam aprimorar a qualidade dos serviços prestados, bem como focar no aumento da produtividade e receita, além de reduzir os custos com um bom planejamento estratégico. “O segmento logístico e as cadeias de distribuição e abastecimento formam um elo. Com a aplicação desses dois conceitos, é possível ser mais produtivo, além de garantir o controle e a eficácia de muitos processos que levam ao aperfeiçoamento’’, afirma Rodrigo Pitombo, sócio-fundador e CEO da KPL Supply Solution, logtech que realiza toda a gestão de supply chain do segmento de food service, especialmente no franchising.
Enquanto a logística se sobressai através das demandas de aquisição, armazenagem e transporte de produtos, a supply chain fica responsável por focar e manter uma visão estratégica dos processos logísticos. “A cadeia de suprimentos foi desenvolvida a partir do que chamamos de logística integrada, conceito que envolve a integração de processos de forma ágil e com foco em soluções de aprimoramento nos recursos como um todo’’, pontua a especialista.
Em resumo, a logística funciona como uma função técnica dentro da cadeia de suprimentos, ou seja, é responsável pela integração intraempresarial, concentrando-se nas operações dentro da empresa. Já a supply chain foca no gerenciamento interempresarial (entre as organizações). “Ambos os conceitos são parte fundamental para a boa gestão e sucesso de um negócio. A partir das ações interligadas, conseguimos obter uma visão estratégica e completa dos processos, o que beneficia o gerenciamento, programação e controle de diferentes recursos, para diferentes áreas’’, finaliza Rodrigo.
Sobre a KPL Supply Solution
Fundada em 2018 pelos empreendedores Rodrigo Pitombo e Carolinne Couto, a KPL Supply Solution é uma logtech que realiza toda a gestão da cadeia de suprimentos do segmento de food service, especialmente no franchising. Além da expertise no transporte da carga, a empresa faz toda a gestão estratégica do fluxo de operação, garantindo a entrega de suprimentos aos pequenos e médios franqueados com o melhor valor de mercado, mais qualidade e de forma mais rápida.
Yorumlar