Ocorreu na tarde do dia 25 de junho, a Coletiva de Imprensa do filme ´´Divino Amor``, estavam presentes as atrizes Dira Paes e Mariana Nunes, o diretor Daniel Mascaro, o ator Emílio de Mello, e a coprodutora Rachel Daisy. O evento aconteceu logo após a exibição do filme, e proporcionou uma conversa bem interessante sobre as questões abordadas no longa.
´´Divino Amor`` trata da história de Joana, protagonizada por Dira Paes, a personagem é uma mulher extremamente religiosa, que trabalha em um cartório, e tenta dificultar os processos de divórcio dos casais, em busca de uma recompensa divina.
Daniel explicou que durante toda a sua infância presenciou seus amigos se convertendo ao evangelismo, e cresceu com o anseio de descobrir um pouco mais sobre a religião, já que ela de certa forma propaga uma doutrina e mudança comportamental muito impactante na sociedade. Ele observou o quanto o conservadorismo se aproxima dos ideais do Estado, e daí surgiu a ideia de produzir um filme que segundo ele abrangesse ´´Estado, Religião e Corpo``.
A princípio o diretor mencionou que seu principal objetivo era realizar uma produção no qual absolutamente ninguém, duvidasse da fé da personagem, e que tudo o que ela realizava era em nome de uma obrigação religiosa.
A história se passa no ano de 2027, mas não é tão futurista quanto parece, Daniel adicionou algumas características como: ´´drive thru`` de orações, rave gospel, e encontros religiosos alternativos, que já existem, mas muitos ainda desconhecem.
Em relação ao elenco, o diretor e os coprodutores, representados por Rachel Daisy, foram unânimes ao escolher Dira para o papel da protagonista, a atriz também se pronunciou e disse que aceitou o convite assim que terminou de ler o roteiro. Ela comentou sobre as cenas de sexo que foram gravadas e mencionou que de sua parte, houve uma entrega total de seu corpo e espírito não só para as cenas mais intimas, mas ao filme por completo.
O longa faz referência a Maria (mãe de Jesus), aborta temas como o erotismo gospel, e faz uma crítica ao fanatismo religioso, ao serem questionadas sobre como os fiéis receberiam esse filme, as atrizes Dira e Mariana responderam que talvez o filme possa desencadear um certo preconceito, soar como uma afronta a algo sagrado, mas que o objetivo principal é mostrar que a sociedade está preparada para essas mudanças, e deixar o questionamento sobre até onde a fé pode levar uma pessoa.
Texto publicado no site A Toupeira em 25/06/2019.
Link da publicação:
Comments