35 anos da história política de um país, resumidos em um pouco mais de duas horas. Em formato de colagem, o documentário ‘’8 Presidentes, 1 Juramento – A História de um Tempo Presente’’ dirigido por Carla Camaruti, reúne um grande acervo de arquivos históricos das principais mídias nacionais e internacionais, revisitando o período de redemocratização no Brasil.
Iniciando-se a partir das manifestações das Diretas Já, o longa cria uma linha do tempo com oito protagonistas: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Candidatos eleitos que diante de uma nação, realizaram o juramento de manter, defender e cumprir a Constituição Brasileira, através da união, integridade e o bem geral de seu povo. Entretanto, sabemos que a história de seus mandatos seguiram caminhos muito diferentes.
Como uma espécie de retrospectivas das últimas décadas, observamos o auge e o declínio de políticos vistos até então, como os ‘salvadores’ da pátria. Inflação, Mensalão, desvio de verbas públicas, pedaladas fiscais, golpes, prevaricação, entre inúmeros outros crimes envolvendo algum tipo de corrupção, foram elencados a todos os presidentes e a uma vasta lista de agentes políticos – diretos ou indiretos, como deputados, ministros, lobistas, entre outros.
A produção não apresenta imagens ou depoimentos inéditos, mas seu acervo de pesquisa não poupa detalhes. Além disso o longa trabalha com uma abordagem neutra, priorizando recortes que enfatizam como as crises políticas e econômicas se instauraram no Brasil.
O documentário não se aprofunda na história de mandato de nenhum candidato. Com passagens rápidas, o longa funciona como material didático, tornando-se brilhantemente essencial para entender as grandes tramas políticas vividas nas últimas décadas. Mas vale ressaltar que apesar de ser um conteúdo resumido, é necessário extrema atenção aos detalhes, já que datas, nomes e cargos, são importantes para entender até mesmo situações que acontecem atualmente.
‘’8 Presidentes, 1 Juramento – A História de um Tempo Presente’’ é uma produção realizada não apenas como lembrete de uma sucessão de governos corruptos, como também nos desafia a refletir sobre os rumos que o país vem tomando a anos, e o quanto o povo também se tornou permissivo a muitas situações inaceitáveis. Por fim, cabe encerrar com um questionamento de Carla Camaruti, ‘’Que história vamos construir no tempo presente?’’.
Texto publicado no Cinema & Companhia, do portal ArteCult, em 21/11/2021.
Link da publicação:
Comments