´
´Lamento``, dirigido por Diego Lopes e Cláudio Bitencourt, acompanha a história de Elder (Marco Ricca), um herdeiro de família rica que agora gerencia o hotel deixado por seu pai. As coisas, no entanto, andam de mal a pior - os negócios estão à beira da falência, seu casamento está em ruinas e tudo torna-se ainda mais complicado com a chegada de dois hóspedes, que instalam o caos movidos pela insanidade das drogas, bebidas e outros excessos.
Inicialmente, o casal chega ao hotel para passar apenas uma noite, mas a estadia se alonga conforme o uso de entorpecentes acontece. Enquanto discussões e agressões acontecem no andar de cima, Elder se esconde do mundo em seu escritório, relembrando sombras dos passado e inerte dentro de seus próprios pensamentos.
O filme funciona como espécie de observatório, conforme a história avança percebemos a inaptidão do protagonista para resolver os problemas criados pelos personagens desordeiros. O herdeiro do hotel se reconhece em meio ao caos e busca por subterfúgios para manter-se conectado aquela situação, reativando gatilhos que só precisavam de um único pretexto para virem à tona.
Basicamente, o roteiro se desenrola através de dois contrapontos – desde o início da narrativa, o que não faltam são acontecimentos intensos que deveriam exigir uma ação imediata de Elder, entretanto, recebemos um personagem que praticamente se abstêm de sua própria vida e suas características, refletindo um estado de angústia tão grande que transforma tudo a sua volta em uma grande calamidade, exatamente como o efeito dominó.
Embora essa seja a atratividade da história, é ela quem também acaba por prejudicar o enredo. Muitas cenas tornam-se maçantes e há momentos que o espectador poderá se sentir confuso com o direcionamento de certas ações, principalmente em seu desfecho. Ainda assim, o longa conta com uma ótima interpretação de Marco Ricca e com um bom alinhamento em segundo plano, sobre a linha tênue existente entre as adversidades e os limites dos seres humanos.
Texto publicado no Cinema & Companhia, do portal ArteCult:
Link da publicação:
Comments