O Jardim Secreto de Mariana, dirigido por Sergio Rezende, retrata a história de João (Gustavo Vaz) e Mariana (Andreia Horta), um casal apaixonado, que vê seu casamento ruir ao terem que lidar com as consequências de um ato que mudaria o futuro da relação. Cinco anos após a separação, eles se reencontram, e talvez agora com os ânimos mais calmos, o amor possa reocupar o seu lugar.
Filmes de romance geralmente seguem sempre a mesma receita - histórias clichês e conflitos que sabemos exatamente como irão terminar. Vez ou outra, surge uma produção que consegue se destoar desse roteiro e entregar algo mais profundo, que fuja do que estamos acostumados a assistir, é o caso dessa belíssima produção nacional.
Apesar de apresentar uma narrativa sobre a vida de um casal, O Jardim Secreto de Mariana entrega uma história dramática, evidenciando o amor em sua forma mais bruta - provando que apesar de ser um sentimento puro, ele quase nunca se sustenta sozinho e que sua essência também se encontra em sensações e vivências que nos desagradam. O filme não tem como objetivo romantizar apenas a versão bonita e doce de uma relação à dois, mas destacar problemas reais que muitas vezes são colocados em segundo plano, até o momento que não existe mais solução.
De forma muito natural, o longa se inicia evidenciando as sutilezas, a excitação que se mescla entre o carnal e o sentimental e, até atritos bem corriqueiros. Conforme a história avança, o cenário também muda, a ambientação fria e pálida, agora ressalta que a frustação, a indiferença e até mesmo a falta de compatibilidade entre ideias e ações, se fazem presente. Embora pareçam sentimentos opostos, todas essas emoções foram muito bem encaixadas em uma história que não se limitou a mostrar apenas a resolução dos conflitos, mas que soube expor de forma muito delicada o processo de entendimento do passado dos personagens.
Ainda que o título da produção pareça atrair o protagonismo para Mariana, o longa se refere muito mais a uma jornada de reflexão de João, intercalando uma certa boçalidade, com o desprendimento de sua versão sonhadora. O personagem consegue atingir o objetivo de nos fazer refletir sobre as linhas tênues do perdão e sobre o processo de cura, que as vezes consome tempo e energia que as pessoas ao nosso redor podem não compreender.
De modo geral, a produção buscou evidenciar os contrapontos das sombras e luzes que carregamos internamente. A imersão no conflito e todas as nuances dos desdobramentos dos fatos, carregam uma história com muitas possibilidades, principalmente em mostrar que o amor é um sentimento bem mais abrangente do que a leveza que esperamos encontrar na superfície.
O ''Jardim Secreto de Mariana'' chega exclusivamente aos cinemas brasileiros no dia 30 de setembro.
O texto foi publicado no Cinema & Companhia, do portal ArteCult:
Link da publicação:
Yorumlar